Progressão do texto é um dos aspectos interessantes da redação do Enem e que são avaliadas numa das competências. É bastante importante que você estude este aspecto porque ao fazer redação as ideias precisa estar bem ligadas para que haja, como é o assunto do post, progressão.
A coesão sequencial estabelece encadeamento entre os elementos do texto e o faz progredir
Para que o texto conduza o leitor com clareza, uma ferramenta é muito útil: os conectores discursivos, isto é, palavras ou expressões responsáveis pela criação de relações semânticas (causa, condição, finalidade etc). Entre os recursos que respondem pela coesão sequencial, podemos destacar:
Palavras de transição: Elas estabelecem relações entre os enunciados (frases, orações, parágrafos). Entre essas palavras estão as preposições, as conjunções e os advérbios. Algumas palavras e expressões de transição costumam ser comumente usadas para estabelecer relação de:
• Introdução: inicialmente, primeiramente, desde já, antes de tudo. Exemplo: Desde já, gostaria de parabenizá-los pelo excelente trabalho.
• Continuação: além disso, do mesmo modo, bem como, ainda por cima. Exemplo: As enchentes causadas pelas chuvas no Rio de Janeiro desabrigaram muitas pessoas. Além disso, colocaram muitas comunidades em situação de alto risco.
• Conclusão: enfim, dessa forma, portanto, afinal. Exemplo: Não acredito que essa aula será útil. Portanto, não vou assistir a ela.
• Tempo: logo que, logo após, posteriormente, atual mente, não raro, enquanto isso. Exemplo: O telefone tocou logo que cheguei em casa.
• Conformidade: segundo, igualmente, assim também, de acordo com. Exemplo: Segundo soube, não haverá revisão das questões do vestibular.
• Causa e consequência: daí, por isso, de fato, em virtude de, assim. Exemplo: Seu carro não funcionava, por isso decidiu ir andando para o trabalho.
• Exemplificação e esclarecimento: por exemplo, então, isto é, em outras palavras, ou seja, quer dizer. Exemplo: As questões do Enem são de múltipla escolha, ou seja, uma alternativa deve ser selecionada entre várias opções.
Coesão recorrencial na redação do Enem
Ocorre pela repetição de termos ou de estruturas frasais semelhantes. Veja os exemplos:
• recorrência de termos: E o trem corria, corria, corria...
• recorrência de estruturas frasais semelhantes: Nosso céu tem mais estrelas
Nossas várzeas têm mais flores Nossos bosques têm mais vida Nossas vidas mais amores.
Gonçalves Dias, Canção do Exílio.
Dúvida Cruel
Quando "que" é pronome relativo e quando é conjunção?
A palavra que pode assumir diversas funções e causar muita confusão. Vamos analisar algumas de suas aplicações.
Pronome relativo: Quando o que for pronome relativo, aparecerá, normalmente, após o substantivo substituído por ele e poderá ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais. Exemplo:
Gostei muito da sopa que você cozinhou. (Gostei muito da sopa a qual você cozinhou.)
Conjunção: Quando o que for conjunção, ele estabelecerá a relação entre duas orações, por coordenação ou subordinação. Nesse caso, diferentemente do que acontece com o pronome relativo, não há substituição de nenhum termo por meio do que. Em qualquer desses casos, estabelecerá uma relação de sentido entre as duas orações. A seguir, veja uma oração coordenada sindética explicativa e uma oração subordinada adverbial comparativa.
Saia da minha frente, que não quero ver você. (Pois não quero ver você).
Você é mais esperto que eu. (relação de comparação)
Observe a tira reproduzida abaixo. O que funciona como pronome relativo em todos os quadrinhos.
O assunto de hoje é muito importante na redação do Enem. Por sinal, o Enem tem uma importância cada vez maior porque assumiu um papel importante dos vestibulares.
Postar um comentário
Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.