Orações Subordinadas no Enem

Algo bem importante na prova do Enem são as relações entre orações. neste aspecto, estudar o que são as  orações subordinadas adjetivas e adverbiais ajudará bastante.

Como os nomes indicam, essas orações exercem a função de adjetivo ou de advérbio

Bem, as orações subordinadas podem ser substantivas, adjetivas ou adverbiais. Já falamos sobre as orações subordinadas substantivas em outros artigos. Tratemos agora dos outros dois tipos.

As orações subordinadas adjetivas caracterizam ou qualificam um nome qualquer da oração principal e são sempre introduzidas por pronomes relativos (que, quem, o/a(s) qual(is), onde, quanto/a(s), cujo/a(s)). Podem ser restritivas ou explicativas. Veja a seguinte frase: Meu irmão que é advogado está processando uma empresa.

Enem-Inscrições-Resultado-Gabarito-RedaçãoA oração "que é advogado" caracteriza o substantivo "irmão". Nesse caso, chamamos a oração de subordinada adjetiva restritiva: entre outros possíveis irmãos, ela está destacando (restringindo) um deles, que é advogado.

Agora, observe a frase: Meu irmão, que é advogado, está processando uma empresa. Colocada entre vírgulas, a oração"que é advogado"está explicando uma característica de seu único irmão. Nesse caso, ela é uma oração subordinada adjetiva explicativa.

Quanto às orações subordinadas adverbiais, elas agem na frase com um advérbio, exercendo a função de adjunto adverbial. Elas funcionam,sintaticamente, como acessórios de verbos, advérbios ou adjetivos presentes na oração principal. As orações subordinadas adverbiais são introduzidas, muitas vezes, por uma conjunção subordinativa e podem indicar relações de:

• Causa: referindo-se ao que causou a ação indicada pelo verbo da oração principal. Conjunções causais mais usadas: porque, pois que, uma vez que, visto que, visto como, já que, porquanto, como. Exemplo: Chorei porque fiquei emocionado.


• Comparação com a ação indicada pelo verbo da oração principal. Conjunções comparativas mais comuns: que/ do que (precedidos de tão, tanto, mais, menos, melhor, pior, maior, menor, na oração principal), como, assim como, assim. Exemplo {veja anúncio publicitário ao lado): Comer como um passarinho é ótimo.


• Concessão à ideia expressa pelo verbo da oração principal. Podem apresentar uma ideia contraditória ou inesperada. Principais conjunções concessivas mais comuns: embora, ainda que, posto que, a menos que, se bem que, conquanto, mesmo que, nem que, apesar de que, (por mais) que, (por muito), que. Exemplo: Embora eu não fosse mais criança, minha alma ficava completamente feliz. (Cecília Meireles)


• Condição em relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais mais significativas são: se, caso, exceto, salvo, desde que, contanto que, sem que, a menos que, a não ser que. Exemplo: Se todos os frequentadores dos cinemas fossem casais de namorados, o problema não existiria, nem esta crónica. (Vinícius de Moraes)


• Conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas mais usuais são: conforme, como, consoante, segundo. Exemplo: Aconteceu tudo como você disse (que ia acontecer).


• Consequência resultante da ação indicada pelo verbo da ação principal. Principais conjunções consecutivas: (tão) ...que, (tanto) ...que, (tal) ...que, (tamanho) ...que, de forma que, de modo que, de sorte que, tanto que. Exemplo: A festa era tão longe que desisti de ir.


•  Finalidade do fato enunciado na oração principal. Conjunções finais mais importantes: para que, que (= para que), a fim de que, porque (= para que). Exemplo: Deve tomar o primeiro ônibus da manhã para que chegue a tempo ao seu compromisso.


• Proporcionalidade com o verbo da oração principal. Conjunções proporcionais mais usadas: à proporção que, à medida que, ao passo que, (quanto mais) ...mais, (quanto mais) ...menos. Exemplo: Quanto mais era provocado, mais raiva sentia.


• Tempo em que ocorre a ação indicada pelo verbo da oração principal. Conjunções temporais mais importantes: quando, enquanto, assim que, logo que, até que, depois que, desde que, que (= desde que), apenas, mal, sempre que, cada vez que, antes que. Exemplo: Mal entrei em casa, o telefone tocou.

E a prova de redação no enem?

construir uma boa redação dissertativa

Bem a prova de redação do enem exige do candidato todos esses conhecimentos. Sempre digo que nos expressamos melhor quando conhecemos os mecanismos da Língua Portuguesa, por isso mesmo é que devemos estudar a estrutura da redação para aprender a fazer uma boa redação dissertativa.

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