Trechos da filosofia na dissertação

O uso de trechos de textos da Filosofia é um recurso bastante interessante para atender uma das competências exigidas no Enem. demonstrar conhecimento de outros campos do conhecimento é muito importante para garantir uma boa nota. Veja o texto abaixo e anote aquilo que você considerar importante para a escrita dos seus textos. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.

redação-enem-missão-enem-curso-online-medo-de-escrever-modelo-de-redacao

Textos filosóficos na construção da dissertação

A denúncia de Meleto

—  Então, Meleto, por esses mesmos deuses de que agora se trata, fala com mais clareza ainda, a mim e a estes senhores; não consigo entender se afirmas que ensino a crer na existência de certos deuses — nesse caso admito a existência de deuses, absolutamente não sou ateu, nem é esse o meu crime, se bem que não sejam os deuses do povo, mas outros, e por serem outros é que me processas — ou se afirmas que não creio mesmo em deus nenhum e ensino isso aos outros.
—  Isso.é o que afirmo, que não crês mesmo em deus nenhum. (...)
—  Tu não mereces fé, Meleto, nem mesmo a tua própria, ao que parece. Este homem, Atenienses, acho que é por demais temerário e estouvado e me fez esta denúncia apenas por temeridade e estouvamento de juventude; ele dá a impressão de estar propondo uma adivinha para me experimentar: "Será que o sábio Sócrates vai perceber que estou brincando e me contradizendo, ou será que o vou lograr com os demais ouvintes?" Penso que ele se contradiz na denúncia, como se dissesse: "Sócrates é réu de crer nos deuses em vez de crer nos deuses." Isso é de quem está brincando.
Examinai comigo, senhores, por que penso que ele diz isso; tu, Meleto, responde-nos. Vós, de vossa parte, lembrai-vos do que vos pedi no começo e não vos amotineis se eu arranjar a discussão à minha maneira habitual.
Existe, Meleto, uma pessoa que acredite na existência de coisas humanas e não na dos homens? Que ele responda, senhores, e não levante protestos sobre protestos! Há alguém que hão acredite em cavalos e sim na equitação? não creia em flautistas, e sim na arte de tocar flauta? Não há, excelente homem; se não queres tu responder, eu o direi a ti e aos demais presentes. Responde, porém, à pergunta que vem após aquelas: há quem acredite em poderes demoníacos, mas não que existam demónios?

Exemplos como este podem muito bem serem usados como estratégia para desenvolver uma boa prova no Enem. Talvez seja este o segredo do Enem que você procurava para mandar muito bem na redação.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.