Leia a definição de texto escrita por um autor alemão bastante citado pelos estudiosos brasileiros que se dedicam à pesquisa sobre as condições de textualidade, chamado Harald Weinrich, e procure lembrar-se dela cada vez que for escrever ou ler.
Um texto é, sem dúvida, uma totalidade em que tudo está relacionado. As orações seguem-se umas às outras numa ordem lógica, de forma que cada oração entendida ajuda a compreensão orgânica da seguinte. De outra parte, a oração seguinte, quando entendida, influi sobre a compreensão da precedente, de forma que esta se entende melhor quando se volta a pensar nela. É assim que alcançamos a compreensão de um texto. Por isso, toda oração esta subordinada a outra na medida em que não só se não compreende por si mesma, mas também contribui para a compreensão de todas as outras. Isso demonstra que não só a oração isolada, como também o texto inteiro, é um andaime de determinações cujas partes são interdependentes.
Para operar com a definição dada por Weinrich, vamos escrever um texto contendo as orientações necessárias para ensinar um leitor a montar jogos que ele não conhece e, fundamentalmente, jogar.
O objetivo desta atividade é compreender a necessidade de fornecer informações precisas quando se escreve um texto, bem como compreender que no texto há orientações que necessariamente devem ser seguidas pelo leitor para que se cumpra o objetivo deste texto.
Escrever orientações para a montagem de um jogo e para jogá-lo, vai implicar em considerar a ordem das orientações, selecionar as informações relevantes e, principalmente, pensar em um leitor que não tem o conhecimento que você tem sobre o jogo.
Escrever um texto orientando alguém a desenhar um jogo em uma folha de papel e a jogar. Lembre-se que o texto será escrito para um leitor que não conhece o jogo e que tem em mãos uma folha em branco. Seguindo as orientações dadas ele deverá desenhar o jogo nesta folha de forma que seja possível jogar.
Após escrever o texto, procurar alguém que se disponha a desenhar o jogo para verificar se as instruções dadas estavam corretas e para verificar se a pessoa de fato entendeu o seu texto. Trazer o resultado na próxima aula.
O mesmo exercício pode ser feito com uma dobradura, pois assim também é possível chamar a atenção para algo fundamental: a diferença entre falar ou escrever sobre um tema com elementos contextuais presentes e fazê-lo sem estes elementos e, portanto, fornecendo-os no texto, além das orientações.
Com a atividade de escrita de um texto que orienta o leitor a fazer um jogo, ou uma dobradura, você tem de trabalhar com o que se chama de coesão textual, ou seja, com os elementos lingüísticos que estabelecem as relações de significado na superfície do texto. Estas relações são importantes para garantir o sentido global do texto.
É bem provável que você tenha feito várias retomadas das mesmas informações, algumas vezes usando da repetição e outras vezes substituindo-as por termos e expressões de significados muito parecidos. Pode ser também que você tenha percebido que alguns elementos do texto nem sempre precisaram ser repetidos, porque eram facilmente recuperáveis pelos leitores e assim por diante.
Além disso, você teve que respeitar uma ordem rígida de apresentação destas informações para que o jogo pudesse ser feito e jogado e para isso usou palavras e expressões como depois, feito isso, após esta etapa, entre outras que indicam a ordem temporal na execução das tarefas de montagem do jogo.
Você teve de trabalhar também com o que se chama em produção de textos de informatividade, fator que, além de garantir o interesse do leitor pelo texto, ao acrescentar informações novas, também diz respeito ao fornecimento de dados suficientes para que o leitor compreenda o texto e chegue ao resultado esperado pelo autor. Como seu objetivo era levar o leitor a montar o jogo e conseguir jogar, o fornecimento de dados suficientes deve ter sido crucial no seu texto, sem deixar de lado nenhuma das informações importantes para a montagem do jogo de modo que pudesse ser jogado.
As operações que você efetuou são uma parte dos procedimentos de escrita que vão garantir que um texto faça sentido para quem lê, estabelecendo o que se chama de coerência textual.
Este trabalho, que não é o único a ser empreendido na produção de textos, vai se repetir praticamente na produção de qualquer texto.
Portanto, levando em consideração as operações feitas na produção do texto anterior, leia atentamente o fragmento abaixo, que foi extraído de uma redação escolar produzida por um aluno de oitava série, e resolva o que se pede a seguir.
1. O livro que eu li tinha algumas palavras que
2. não eram do meu conhecimento por isso não consegui
3. entendê-lo perfeitamente.
4. O autor deste livro para mim quis dizer como é
5. uma criança viver sem pai e sem mãe no mundo
6. de hoje.
7. A personagem principal do texto foi muito
8. bem colocado pelo autor.
9. Para mim este livro foi muito produtivo
10. Pois tirei uma lição de vida que me fez olhar para o
11. Mundo realidade não fantasias
2. não eram do meu conhecimento por isso não consegui
3. entendê-lo perfeitamente.
4. O autor deste livro para mim quis dizer como é
5. uma criança viver sem pai e sem mãe no mundo
6. de hoje.
7. A personagem principal do texto foi muito
8. bem colocado pelo autor.
9. Para mim este livro foi muito produtivo
10. Pois tirei uma lição de vida que me fez olhar para o
11. Mundo realidade não fantasias
a) Algumas informações poderiam ter sido colocadas no texto acima para que ele ficasse mais completo. Em quais trechos se pode perceber que estas informações fazem falta para uma melhor compreensão?
b) Escrever uma hipótese sobre os motivos que teriam levado o autor a escrever sem fornecer algumas informações importantes.
Trazer textos extraídos de jornais ou revistas sobre livros e um livro que você leu para escrever um texto sobre ele na próxima aula.
Feita a escrita do texto sobre o livro que você leu e contrapondo-a ao trecho de texto de aluno de oitava série que você teve a oportunidade de analisar, você deve ter percebido a importância e, ao mesmo tempo, a dificuldade de selecionar e inserir no texto o conjunto de informações que garante a coesão e a coerência textual.
Agora leia as anotações abaixo e escreva um texto que as incorpore, deixando bem clara a situação em que podem ter sido escritas. Para isso é preciso estabelecer antes, principalmente, qual é o contexto em que as anotações foram produzidas e quem faz parte direta ou indiretamente da situação. Esta atividade visa aumentar a percepção de que em qualquer texto é necessário trabalhar com elementos que fazem com que tudo se relacione na superfície textual e com o fornecimento dos dados do contexto.
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O telefone está pago. Até amanhã religa.
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Sua mãe telefonou. Pareceu não saber de nada.
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Acho que não ligou antes.
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Orçamento máquina de lavar: R$72,00. Tudo bem?
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Isso tudo me lembra Os ratos. Já leu?
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Um dia as coisas se ajeitam.
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Beijão.
A concretização da escrita pedida até agora visavam fazer notar a necessidade de fornecimento de informações concretas ao leitor em um texto em que tudo se relaciona.
Retome agora todos os seus textos para observar se houve uma mudança na qualidade de seu texto e para trabalhar em alguns pontos que você julgar necessário.
Retome agora todos os seus textos para observar se houve uma mudança na qualidade de seu texto e para trabalhar em alguns pontos que você julgar necessário.
Um outro modo de perceber a dificuldade de selecionar informações para fornecer em um texto e, ao mesmo tempo, pensar em um leitor que não conhece o assunto é escrevendo um texto orientando para fazer coisas muito comuns e banais. Tente, por exemplo, fazer um texto explicando como consultar um calendário, vestir uma peça de roupa, fazer um nó, tirar uma fotografia, como chegar a um endereço bastante conhecido ou pense em algo mais comum ainda. É muito interessante também transformar um exercício de matemática em texto.
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