3 exercícios de linguagem, discurso e produção de sentido

Estas são atividades essenciais para provas como a que os alunos fazem quando concluem o Ensino Médio. Questões envolvendo variação linguística e interpretação de textos são as preferidas do Enem. Já em provas como a da Unicamp, a intertextualidade aparece bem mais. Além disso, há questões envolvendo a interdisciplinariedade. Bem, são apenas três exercícios, mas eles vêm com gabarito para que você possa conferir o seu desempenho e reformular seu planejamento caso seja necessário.

Questões de interpretação para estudar no Enem

AS QUESTÔES DE 1 A 3 DEVEM SER RESPONDIDAS COM BASE NO TEXTO V.

TEXTO I

clip_image001

(Veja, 27/11/2007)

QUESTÃO 1 (Descritor: identificar e analisar recurso de linguagem explorado na construção do texto.)

Assunto: Recurso de construção de texto/linguagem, discurso e interação.

A forma de organização do texto aponta para uma oposição. EXPLIQUE como o texto foi organizado e qual é a oposição a que se pode fazer referência a partir da leitura do texto.

QUESTÃO 2 (Descritor: identificar e analisar uso de figuras de linguagem dentro do texto.)

Assunto: Recurso de construção de texto/linguagem, discurso e produção de sentido.

Ao longo do texto, o produtor utilizou a palavra “princípio” duas vezes. Quais as conotações que tal palavra assume levando-se em consideração o contexto?

QUESTÃO 3 (Descritor: identificar e analisar recurso de linguagem explorado na construção do texto.)

Assunto: Recurso de construção de texto/linguagem discurso e produção de sentido.

No último quadrinho do texto, estão representados três grupos sociais. IDENTIFIQUE-OS e EXPLIQUE com base em quais elementos do texto você fez o reconhecimento desses grupos.

Gabarito dos exercícios

QUESTÃO 1

As imagens retratam duas épocas distintas, mostrando que a sociedade atual se organiza em torno do lucro. A oposição presente no texto diz respeito à divisão de trabalho e de classes. O texto sugere, na primeira cena, uma divisão igualitária do trabalho; já no segundo quadro, evidencia a sobreposição do empresário sobre as demais classes.

QUESTÃO 2

No primeiro quadro, a palavra princípio deve ser interpretada como início; já no segundo, remete à filosofia capitalista, à doutrina empregada na prática capitalista.

QUESTÃO 3

O homem gordo representa os empresários, o chapéu e o charuto dele apontam até para o viés estrangeiro do “investidor-explorador”; o homem com a mão no queixo representa a força de trabalho, a classe trabalhadora, note que ele traz uma ferramenta na mão. O homem de óculos representa a classe média, que tem sua renda achatada em função dos altos impostos e das altas margens de lucro aplicadas aos bens de serviço e de consumo.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.