Teoria e prática sobre colocação pronominal

assinar descomplica-enem-redação-nota-1000Estudar gramática não é o fico daqueles que estudam para o Enem. Muitos professores propagam a ideia de que não cai gramática na prova do Enem. O que esquecem é que para escrever bem na hora de fazer a redação, o candidato precisa de conhecimentos suficientes para não cometer equívocos que prejudiquem a compreensão dos enunciados. por isso mesmo, ainda que seja estudar a formação das palavras, ainda que seja para abordar o grau do adjetivo nas aulas, tudo é conhecimento prévio e necessário para escrever com clareza e de forma eficaz. Por isso mesmo que é bom o Descomplica com suas aulas em vídeo.O candidato poderá formar a base para ir mais a fundo no estudo da Gramática e da Literatura.

O pronome pessoal oblíquo átono pode estar em:

Próclise - antes do verbo: Não me apresentem conclusões precipitadas.

Ênclise - depois do verbo: Fizeram-me declarações insensatas

Mesóclise - no meio do verbo: Realizar-se à um desfile cívico.

Obs.: Uma colocação culta – Apossínclise: Se me não falha a memória, vi-o ontem. Disseram-me que lhe nunca contaram a verdade.

ÊNCLISE

O pronome pessoal oblíquo átono ficará enclítico em orações em que apareçam:

. Verbo no imperativo afirmativo: Convoque-os para os exames. Chame-os imediatamente

. Verbo no gerúndio, não precedido da preposição em: Os eleitores recebiam o candidato, acenando-lhe

com certeza. Não ficará em paz consigo mesmo, deixando-a partir.

. Verbo no infinitivo não-flexionado precedido da preposição a, desde que o pronome seja o(s), a(s):

Passou muitos dias a observá-la. Os problemas, comecei a resolvê-los.

ATENÇÃO: Embora contrarie um hábito de fala brasileira, não se deve, pelo menos na escrita, começar uma oração com pronome oblíquo átono:

Dêem-me, por favor, informações precisas. Pareceu-nos que haveria retaliações. Pegou os documentos, dirigiu-se à pagadoria e assinou a petição.

OBS.: 1. verbos terminados em R S Z perderão essas consoantes e os pronomes o (s), a (s) serão acompanhados de L: fazer o dever= fazê-Lo; lês a revista= lê-La; pus a carta= pu-La; fiz a mala= fi-La.

2. verbos terminados em M ou sílaba nasal serão acompanhados dos oblíquos o(s), a(s) seguidos de N: fazem a lista= fazem-Na; compraram o carro= compraram-No; põe a mesa= põe-Na.

3. verbos terminados com MOS perdem o S quando se seguem do oblíquo NOS: subscrevemo-nos; divertimo-nos.

4. nos demais casos dá-se a colocação enclítica normal: vi a menina= vi-a; enviamos a ele= enviamos-lhe; encontrei a vós= encontrei-vos.

PRÓCLISE

Haverá próclise quando, antes do verbo, aparecerem:

. Palavras de valor negativo: Jamais os vi mais gordos. Não te contei ainda os boatos?

. Pronomes relativos: Aqueles que se dedicam serão recompensados. Os alunos a cujas provas me referi devem fazer recuperação. Este é o sítio onde nos encontramos. É famoso o autor do qual lhe falei.

. Conjunções subordinativas: Quando vos chamarem, ide. Não sei se te esclareci as dúvidas. Quero que me aceitem como sou.

. Advérbios ou locuções adverbiais: Aqui se fabricam ótimos refrigerantes. De vez em quando os visito.

ATENÇÃO:

Havendo pausa depois do advérbio ou locução adverbial, usa-se a ênclise:

Aqui, fabricam-se ótimos refrigerantes. De vez em quando, visito-os.

. Pronomes neutros indefinidos e demonstrativos: Tudo se resolveu a tempo. Ninguém nos informou das novidades. Aquilo nos foi dito ontem. Isto me parece perigoso.

TAMBÉM É USADA A PRÓCLISE EM ORAÇÕES:

. que exprimem desejos (optativas): Bons ventos o levem! Deus o guarde!

. iniciadas por palavras interrogativas e exclamativas: Quem te ofereceu o televisor? Onde se encontravam?

Como te esqueceste de teus amigos!

. com verbo no gerúndio, precedido da preposição em: Em se tratando de política, preferiu silenciar.

MESÓCLISE

A mesóclise será usada com verbo no futuro do presente ou futuro do pretérito, desde que não haja

expressão que motive a próclise:

Realizar-se-á o casamento. Não se realizará o casamento.

Far-se-iam mudanças radicais. Jamais se fariam mudanças radicais.

Vê-lo-ei à tarde. Amanhã o verei à tarde.

COLOCAÇÃO DO PRONOME NAS LOCUÇÕES VERBAIS

O pronome oblíquo pode ficar proclítico ou enclítico ao verbo auxiliar ou, ainda, enclítico ao principal:

Eu lhe quero falar. Eu quero-lhe falar. Eu quero falar-lhe.

Ela te estava amando. Ela estava-te amando. Ela estava amando-te.

Se houver palavra que motive a próclise, o pronome ficará antes do auxiliar ou enclítico ao principal:

Não lhe quero falar. Não quero falar-lhe.

Ela não te estava amando. Ela não estava amando-te.

Lembre-se, também, de que o pronome oblíquo átono nunca pode estar enclítico a um particípio:

Eles nos tinham premiado. Eles tinham-nos premiado. Eles não nos tinham premiado.

EXERCÍCIOS BÁSICOS

01. Observe a topologia pronominal e marque V ou F, considerando a visão da gramática normativa, ainda que destoante do uso coloquial:

a) Aqui vendem-se móveis usados.

b) Se vendem móveis usados aqui.

c) Pegue os livros e leve-os.

d) Ninguém me telefonou hoje.

e) Deus te abençoe!

f) Em se falando de futebol, todos opinam.

g) Eu te quero falar hoje.

h) Eu não quero falar-te hoje.

i) Tenho escrito-lhe muitas cartas.

j) Tenho-lhe escrito muitas cartas

l) Têm-se discutido muitas reformas

m) Têm discutido-se muitas reformas.

n) Ter-se-iam discutido muitas reformas.

o) De vez em quando se agrediam.

p) Me empenhei na consecução dos objetivos.

q) Convoquei-os para a reunião extraordinária.

r) Pedi-lhes que trouxessem-nos os processos.

s) Como enganas-te, meu amigo!

t) Queremos dizer-lhe que tudo foi um equívoco.

u) Ele a estava namorando.

v) Ele estava namorando-a.

x) Estariam-se namorando?

z) Ele não quis namorá-la.

02. (FCC) Assinale a alternativa correta:

a) Nunca aborreci-te com pedidos insistentes, nem incomodei-te com minhas amizades lusos-brasileiras.

b) Nunca te aborreci com pedidos insistentes, nem incomodei-te com minhas amizades lusas-brasileiras.

c) Nunca aborreci-te com pedidos insistentes, nem te incomodei com minhas amizades luso-brasileiras.

d) Nunca aborreci com pedidos insistentes, nem incomodei-te com minhas amizades lusos-brasileira.

e) Nunca te aborreci com pedidos insistentes, nem te incomendei com minhas amizades luso-brasileiras.

03.(Santa Casa) Há um erro de colocação pronominal em:

a) .Sempre a quis como namorada..

b) Os soldados não lhe obedeceram às ordens.

c) .Todos me disseram o mesmo..

d) .Recusei a idéia que apresentam-me..

e) .Quando a cumprimentaram, ela desmaiou..

04. (ESAF) O oblíquo o coloca-se proclítico nos períodos abaixo, exceto em:

a) Deus ______ livre _______ de um tropeço na prova!

b) Como ______ achou ______ ontem?

c) Não quis o rapaz aqui, _____ mandei ____ embora.

d) Talvez _____ encontre ______ na outra sala.

e) Nada _____ perturba ______ nas provas.

05. (ITA-SP) Assinale a alternativa correta:

a) Jamais importunei-te com minhas crises econômico-financeiras!

b) Jamais te importunei com minhas crises econômicas-financeiras!

c) Jamais importunei-te com minhas crises econômica-financeiras!

d) Jamais te importunei com minhas crises econômico-financeiras!

e) Jamais importunar-te-ei com minhas crises econômica-financeiras.

06. (Santa Casa) Os técnicos _____________ bem para os jogos, mas, ________________ contra nova derrota, pediam que treinasse ainda mais.

a) o haviam preparado se tentando precaver.

b) haviam preparado-o se tentando precaver.

c) haviam-no preparado-o se tentando precaver.

d) haviam-no preparado se tentando precaver.

e) haviam-no preparado tentando precaver-se.

07. (UFCE) Indique a alternativa em que a colocação do pronome pessoal átono não obedece às normas

vigentes:

a) Fi-lo e fá-lo-ei sempre que o quiser. b) Dar-lhos-íamos se pedissem.

c) Muitas vezes temos prevenido-o do fato. d) Ter-lhe-iam falado a respeito.

08. (UFC) Assinale as opções gramaticalmente corretas quanto à colocação pronominal:

a) Sobre aquela ocorrência, os alunos tinham prevenido-o há alguns dias.

b) Nesta circunstância, amparemo-los com todo o carinho.

c) Quanto ao emprego, não aceitando-o, oferecê-lo-ei a outro amigo.

d) Não sei se me não deves agradecer.

09. (Fac. Brás Cubas) Apontar a sentença que não deverá ser corrigida:

a) Não resolverar-se o caso imediatamente.

b) Sabes o que deverá-se dizer ao professor?

c) Poder-se-á resolver o caso imediatamente.

d) Sabe o que deverá dizer-se ao professor?

e) Poderá-se resolver o caso imediatamente.

10. (UECE) Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal.

a) Aquilo parece-me sonho.

b) Este que fala-vos nunca disse mentiras.

c) Aqui deu-se a maior tragédia da história.

d) Sairei, já que não me aceitam no emprego.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.