Redação do Enem - Análise e comentários

Veremos neste artigo um exemplo de proposta de redação e de sugestões para deixá-la coerente com o que se pede no Enem.

Com base na leitura dos textos motivadores seguintes e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema AS NECESSIDADES BÁSICAS DO SER HUMANO, apresentando proposta de conscientização social que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

Texto I

Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de quê? Você tem fome de quê? A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer...
Arnaldo Antunes
Texto II

Eu lembraria que são bens incompressíveis não apenas os que asseguram sobrevivência física em níveis decentes, mas os que garantem a integridade espiritual. São incompressíveis certamente a alimentação, a moradia, o vestuário, a instrução, a saúde, a liberdade individual, o amparo da justiça pública, a resistência à opressão etc.; e também o direito à crença, à opinião, ao lazer e, por que não, à arte e à literatura?",
Antonio Cândido, O Direito à Literatura
REDAÇÃO

As necessidades do homem
Iphones. Ipods. Imacs. Ipads. Computadores de última geração. Roupas de marca. Jóias. Carros importados. Habitação. Acesso à diversão e cultura. Viagens. Saúde e educação de qualidade. Com a Revolução Industrial, o conceito de necessidade começa a modificar-se. Nesse sentido, é possível dizer que, quando tal impulso ganha espaço no contexto sócio-político, o entendimento do que é indispensável à vida inverte-se.
O capitalismo é o principal responsável pelo consumismo, que se estabelece na vida das pessoas quase que numa relação de necessidade absoluta. Isso porque esse sistema incentiva a busca desenfreada por lucros, estimulando um modelo de vida em que a felicidade é alcançada a partir da obtenção de bens. Dessa forma, resta perceber que todo contato humano passa a basear-se na troca, já que, até mesmo as relações mais circunstanciais, são fundamentadas em um mínimo interesse, o que gera uma espécie de coisificação das relações pessoais, como afirmou Karl Marx.
Outra questão que influencia a mudança da definição de necessidade é o fato desse ser criado a partir de padrões sociais excludentes. Como apenas a classe social com maior poder aquisitivo tem acesso pleno ao que é visto como essencial, ela torna-se o exemplo a ser seguido pelas outras classes sociais. Dessa forma, as classes sociais menos favorecidas funcionam como engrenagem para a manutenção do sistema capitalista.
A humanidade abandonou a chamada "era dos homens" para adentrar a "era das coisas". Com isso, bens antes vistos como luxos, hoje são vistos como necessidades básicas, ao passo que é crescente a insatisfação da maior parte da sociedade por não ter acesso a eles. Para mudar essa situação, é necessário que se criem leis que garantam o acesso irrestrito a todos os bens materiais e imateriais a todos os grupos sociais. Pois só assim a sociedade conseguirá de fato produzir uma realidade mais igual.
COMENTÁRIOS SOBRE A REDAÇÃO

Introdução

Iphones. Ipods. Imacs. Ipads. Computadores de última geração. Roupas de marca. Jóias. Carros importados. Habitação. Acesso à diversão e cultura. Viagens. Saúde e educação de qualidade. Com a Revolução Industrial, o conceito de necessidade começa a modificar-se. Nesse sentido, é possível dizer que, quando tal impulso ganha espaço no contexto sócio-político, o entendimento do que é indispensável à vida inverte-se. Comentário: A função da introdução é, além apresentar o tema, se posicionar sobre o assunto. No caso acima, o aluno utiliza o flash para introduzir o tema, o que se mostra como um recurso interessante, pois faz com que o leitor visualize imagens sobre o assunto que irá ser abordado. No entanto, esse recurso foi mal usado, pois o aluno utiliza muitos elementos quando cita as imagens, o que faz com que esse recurso fique muito extenso no parágrafo e, em vez de contextualizar o leitor, provoca um distanciamento inadequado entre a contextualização e a tese. Ele também utiliza o nome das marcas que, embora sejam conhecidas, devem ser evitadas.
Outra questão problemática é que o aluno afirma que o conceito de necessidade muda a partir da Revolução Industrial, mas não explica o porquê de isso ocorrer. Além disso, não apresenta o posicionamento claro e objetivo exigido pelo ENEM, pois sua tese fica implícita a partir da consideração de que "o entendimento do que é indispensável à vida inverte-se".

Sugestão de reescritura

Aparelhos eletrônicos. Roupas de marca. Habitação. Acesso à diversão e cultura. Saúde e educação de qualidade. A partir da Revolução Industrial, o conceito de necessidade começa a modificar-se, pois o homem deixa de buscar apenas aquilo que era essencial para sua subsistência e passa a voltar seu interesse ao supérfluo. Nesse sentido, é possível dizer que, quando tal impulso ganha espaço no contexto sócio-político, o entendimento do que é indispensável à vida inverte-se, uma vez que o consumo sobrepõe-se aos bens coletivos e imateriais.

Desenvolvimento 1

O capitalismo é o principal responsável pelo consumismo, que se estabelece na vida das pessoas quase que numa relação de necessidade absoluta. Isso porque esse sistema incentiva a busca desenfreada por lucros, estimulando um modelo de vida em que a felicidade é alcançada a partir da obtenção de bens. Dessa forma, resta perceber que todo contato humano passa a basear-se na troca, já que, até mesmo as relações mais circunstanciais, são fundamentadas em um mínimo interesse, o que gera uma espécie de coisificação das relações pessoais, como afirmou Karl Marx.

Comentário: A função dos parágrafos de desenvolvimento (argumentação) é discutir o tópico frasal escolhido a fim de problematizar um nicho da proposta. É fundamental que em cada parágrafo o redator defenda um ponto de vista claro e objetivo, pois somente o aprofundamento do debate pode garantir ao texto a qualidade argumentativa cobrada pelas bancas de vestibular.
No primeiro parágrafo de desenvolvimento, o redator do texto defende o argumento de que "o capitalismo é o principal responsável pelo consumismo, que se estabelece na vida das pessoas quase que numa relação de necessidade absoluta", o que significa dizer que a qualidade de vida no sistema capitalista é pautada pela obtenção de recursos materiais, o que pressupõe, é claro, a exclusão de uma parcela significativa da população. Esse argumento é bastante defensável e dialoga parcialmente com sua tese, no entanto, é preciso destacar alguns equívocos do ponto de vista formal do texto. Primeiro, o autor não expos da forma mais clara possível o seu tópico frasal. O período é confuso e as ideias se repetem. Depois ele apresenta a ideia de que tal sistema econômico é também simbólico ao dizer que ele "incentiva a busca desenfreada por lucros, estimulando um modelo de vida", porém o autor não dá nenhum exemplo de como isso ocorre, o que dificulta o entendimento do argumento. Por último, é importante perceber que o redator utiliza um interessante mecanismo, que é o uso do argumento de autoridade. No entanto, ele não deixa claro o conceito além da redação do texto também não contribuir para que a estratégia funcione da melhor forma possível.

Sugestão de reescritura

Na perspectiva capitalista, o ato de consumir deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade para a sociedade. Isso porque esse sistema incentiva a busca desenfreada por lucros, estimulando, inclusive por meio da mídia, um modelo de vida em que a felicidade é alcançada a partir da obtenção de bens. Dessa forma, como afirma Karl Marx em seu conceito de Fetichismo da mercadoria, todo contato humano passa a basear-se na troca, já que, até mesmo as relações mais circunstanciais, são fundamentadas em um mínimo interesse, o que gera uma espécie de coisificação das relações pessoais.

Desenvolvimento 2

Outra questão que influencia a mudança da definição de necessidade é o fato desse ser criado a partir de padrões sociais excludentes. Como apenas a classe social com maior poder aquisitivo tem acesso pleno ao que é visto como essencial, ela torna-se o exemplo a ser seguido pelas outras classes sociais. Dessa forma, as classes sociais menos favorecidas funcionam como engrenagem para a manutenção do sistema capitalista.

Comentário: O aluno, no 2° parágrafo de argumentação, relaciona o conceito de necessidade com a ideia de manipulação do sistema capitalista. É um argumento forte e bem-vindo, mas, no caso, ele é mal fundamentado. Isso porque o aluno cita que a classe social com maior poder aquisitivo torna-se exemplo para as demais classes sociais, mas não explica a relevância dessa constatação para o seu argumento. Além disso, conclui que "as classes sociais menos favorecidas funcionam como engrenagem para a manutenção do sistema capitalista", mas não desenvolve essa ideia, mostrando como isso ocorre.
Outro problema apresentado pelo aluno é a repetição da expressão "classe social". Esse tipo de repetição é inadequado porque, além de tornar a leitura cansativa, mostra que o aluno não domina muito bem os recursos coesivos que dão conta de conectar o texto sem que ele fique repetitivo.

Sugestão de reescritura

Outra questão que influencia a mudança da definição de necessidade é o fato desse ser criado a partir de padrões sociais excludentes. Como apenas a classe social com maior poder aquisitivo tem acesso pleno ao que é visto como essencial, ela torna-se o exemplo a ser seguido pelas outras camadas, que acabam por produzir mais na expectativa de alcançar a tão sonhada qualidade de vida. Dessa forma, as parcelas sociais menos favorecidas funcionam como engrenagem para a manutenção do sistema capitalista, pois elas garantem a mão de obra necessária para a produção de bens que, na maioria das vezes, não poderão consumir.


Conclusão

A humanidade abandonou a chamada "era dos homens" para adentrar a "era das coisas". Com isso, bens antes vistos como luxos, hoje são vistos como necessidades básicas, ao passo que é crescente a insatisfação da maior parte da sociedade por não ter acesso a eles. Para mudar essa situação, é necessário que se criem leis que garantam o acesso irrestrito a todos os bens materiais e imateriais a todos os grupos sociais. Pois só assim a sociedade conseguirá de fato produzir uma realidade mais igual.

Comentário: Na conclusão das redações de propostas ENEM, existem duas tarefas fundamentais: a primeira é a retomada da tese, que possibilita o fechamento do texto além de uma reflexão sobre o acumulado ao longo da dissertação; a segunda tarefa é a apresentação de proposta de conscientização social (proposta de intervenção) que respeite os direitos humanos.
Na conclusão do texto, o redator retoma a tese a partir do conceito, já apresentado, de coisificação de Karl Marx. Seria interessante que a fonte fosse citada, pois isso garantiria a formação de um circuito textual, além de garantir a legitimidade da tese. Além disso, a proposta de intervenção citada é vaga e não atende à demanda de todas as problemáticas levantadas ao longo do texto. Por último, destaca-se o uso de ponto antes da conjunção, pois que, no geral, é utilizada para ligar orações coordenadas. No caso em questão, o mais correto seria a utilização de vírgula em lugar do ponto.

Sugestão de reescritura

Assim, segundo a perspectiva marxista, a humanidade abandonou a chamada "era dos homens" para adentrar a "era das coisas". Com isso, bens antes vistos como luxos, hoje são vistos como necessidades básicas, ao passo que é crescente a insatisfação da maior parte da sociedade por não ter acesso a eles. Para a mudança dessa situação, é necessário o investimento em debates, nas escolas e instituições coletivas, que promovam a reflexão acerca da supervalorização dos bens materiais. Além disso, a partir dessa reflexão, deve haver programas do governo que viabilizem o consumo consciente da população, promovendo a todos a real possibilidade de alcance do que é preciso para uma vida plena.

COMENTÁRIO GERAL

As redações estilo ENEM se caracterizam, sobretudo, por suas especificidades formais. Cumprir os critérios ENEM significa dominar uma quantidade grande de atributos específicos de um texto. Daí a dificuldade que muitos encontram em aplicar de forma adequada os recursos interdisciplinares e a proposta de conscientização social (proposta de intervenção). É por isso que o planejamento do texto constitui-se como um mecanismo fundamental à boa produção de textos.
O tema "As necessidades do homem" busca a reflexão sobre o conceito de necessidade e sobre como essa ideia modificou-se a partir do período de vigência do regime capitalista de produção. É fundamental que o redator do texto tenha em mente a importância acerca dos motivos que levaram a humanidade a alterar seus valores em relação àquilo que é crucial à vida. É claro que também se deve levar em conta a impossibilidade de se viver sem alguns bens materiais que se sacramentaram na vida das pessoas com o passar do tempo, tal como a energia elétrica e alguns aparelhos eletrônicos. O fundamental é que o redator defenda de forma clara um ponto de vista que não desrespeite os direitos humanos, mas que problematize todas as questões pertinentes à alteração dos valores e até mesmo da inversão desses na lógica consumista de vida.
No texto "As necessidades do homem", o redator conseguiu depreender de forma razoável o tema. Sua abordagem é inteligente e comporta um vasto campo de possibilidades argumentativas. No entanto, sua tese, por ficar suspensa, caracteriza uma falha argumentativa muito grave, pois a banca ENEM é clara ao dizer que o candidato deve defender um posicionamento claro e objetivo.
Também é importante notar que há algumas falhas estruturais ao longo do texto que não o comprometem em sua totalidade, mas parcialmente podem trazer dificuldades de entendimento, além de caracterizar equívocos coesivos. Há poucas incorreções gramaticais, mas é importante que se perceba que o uso repetitivo de algumas palavras torna o texto, em alguns momentos, redundante e enfadonho.
Por último, vale ressaltar que a criatividade é sempre um elemento chave para a produção de um bom texto. Por isso, é possível dizer que a estratégia argumentativa utilizada pelo redator - argumento de autoridade - contribui para a fundamentação da tese, além de deixar o texto mais fluido. No entanto, é importante que outros dois aspectos criativos do texto sejam revistos: o primeiro é o título, que claramente é clichê, pois se trata da transcrição de parte da frase-tema; o segundo é a proposta de intervenção, que ocupa a plataforma 5 dos critérios ENEM, e, no texto "As necessidades do homem", foi mal desenvolvida.

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UMA POSSÍVEL REDAÇÃO EXEMPLAR

Realidade coisificada
Aparelhos eletrônicos. Roupas de marca. Habitação. Acesso à diversão e cultura. Saúde e educação de qualidade. A partir da Revolução Industrial, o conceito de necessidade começa a modificar-se, pois o homem deixa de buscar apenas aquilo que era essencial para sua subsistência e passa a voltar seu interesse ao supérfluo. Nesse sentido, é possível dizer que, quando tal impulso ganha espaço no contexto sócio-político, o entendimento do que é indispensável à vida inverte-se, uma vez que o consumo sobrepõe-se aos bens coletivos e imateriais.
Na perspectiva capitalista, o ato de consumir deixa de ser uma opção e torna-se uma necessidade para a sociedade. Isso porque esse sistema incentiva a busca desenfreada por lucros, estimulando, inclusive por meio da mídia, um modelo de vida em que a felicidade é alcançada a partir da obtenção de bens. Dessa forma, como afirma Karl Marx em seu conceito de Fetichismo da mercadoria, todo contato humano passa a basear-se na troca, já que, até mesmo as relações mais circunstanciais, são fundamentadas em um mínimo interesse, o que gera uma espécie de coisificação das relações pessoais.
Outra questão que influencia a mudança da definição de necessidade é o fato desse ser criado a partir de padrões sociais excludentes. Como apenas a classe social com maior poder aquisitivo tem acesso pleno ao que é visto como essencial, ela torna-se o exemplo a ser seguido pelas outras camadas, que acabam por produzir mais na expectativa de alcançar a tão sonhada qualidade de vida. Dessa forma, as parcelas sociais menos favorecidas funcionam como engrenagem para a manutenção do sistema capitalista, pois elas garantem a mão de obra necessária para a produção de bens que, na maioria das vezes, não poderão consumir.
A humanidade abandonou a chamada "era dos homens" para adentrar a "era das coisas". Com isso, bens antes vistos como luxos, hoje são vistos como necessidades básicas, ao passo que é crescente a insatisfação da maior parte da sociedade por não ter acesso a eles. Para a mudança dessa situação, é necessário o investimento em debates, nas escolas e instituições coletivas, que promovam a reflexão acerca da supervalorização dos bens materiais. Além disso, a partir dessa reflexão, deve haver programas do governo que viabilizem o consumo consciente da população, promovendo a todos a real possibilidade de alcance do que é preciso para uma vida plena.

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