Análise de charges sobre política

Piada pronta. É assim como são definidos os assuntos que rendem piadas fáceis. O Brasil por si só já é um grande produtor de piadas prontas, mas dentre os assuntos, a política é a campeã. Seja pelo dinheiro na cueca, seja pelas gracinhas feitas pelo standup brasileiro, o material é farto. Veja, por exemplo a charge abaixo:


[CHARGE] Conselho de ética do galinheiro


A imagem faz referência ao Conselho de Ética do Senado. Nela se veem três raposas caracterizadas como integrantes do mesmo. O humor presente na imagem consiste na associação do nome do conselho e aquilo pelo qual eles são responsáveis. Todos sabemos que as raposas são predadoras naturais das galinhas. Tem-se então que os responsáveis por cuidar de algo são os principais predadores.

A charge apresenta algumas pistas textuais que nos levam a esta interpretação. O nome no alto, “Brasília”, numa clara indicação que se refere à capital política do Brasil, as personagens vestidas de terno, sérias. Os ternos de cores diferentes, mostrando que, mesmo que pertençam a grupos distintos, os interesses são os mesmos. O nome do conselho, “Conselho de ética do galinheiro”, ainda retoma a ideia de que o lugar é uma bagunça, remetendo à figura do galinheiro onde não há ordem.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.