Crítica à televisão

Televisão. Amada e odiada ao mesmo tempo. Responsável pela diversão da família brasileira e também pela deturpação dos valores dessa mesma família. Vamos à análise:


[CHARGE] TV, Clayton

Mais um vez a mulher é retratada como a doméstica. Numa época em que são celebradas as conquistas feministas, imagens como essa são capazes de fazer uma Dercy debater-se no caixão. Em partes temos o seguinte:

A mulher na charge

Caracterizada como a rainha do lar, a mulher vem retratada como tal. De vassoura e pá nas mãos, lenço na cabeça e um vestido surrado, não mostra qualquer sinal de vaidade. Sua expressão séria denota uma certa indignação frente ao que está sendo dito na televisão à sua frente. Ainda que isso seja verdade, mantém-se impassível.

A televisão

Num primeiro momento, toda a atenção é voltada para o tamanho da tv. Em muitos lares as televisões ainda não são de LCD ou de plasma. Em partes, no caso da charge, esse modelo é coerente com a vida sofrida levada pela mulher. Dessa televisão, saem palavras retratadas como “blábláblá” num areferência clara ao falatório sem objetivo. Interessante é perceber que a “sujeira” é tamanha que a lata está transbordando.

Crítica

A charge, se não me engano, fora produzida na época das eleições. Desprezando o caráter temporal, retrata-se ali um aspecto contemporâneo. Muito se fala sobre a qualidade da televisão brasileira. De tempos em tempos temos pessoas usando a própria televisão para criticar a qualidade da mesma. Ainda que tímida, a crítica feita pelo ilustrador serve de alerta. Numa época em que convivemos com a propaganda eleitoral gratuita, BBB’s, Fazenda e por aí vai a lista do mau gosto, qualquer reação é válida.

2 comentários

Fantástica a análise, professor.Gostei muito!

Reply

Obrigado, Jô, continuo contando com suas críticas por aqui. Beijo.

Reply

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.