Modelo de redação sobre o tema XENOFOBIA

Neste blog o foco sempre foi a análise de charges para desenvolver textos dissertativos no vestibular. Mas não se pode negar que o texto escrito é ainda o "mais importante" na hora de escrever e que isso, junto com a habilidade de ler textos não verbais ajuda demais na hora da prova. O texto abaixo, no entanto, completa o artigo que publiquei lá no blog de redação. Este texto é mais um exemplo de dissertação publicada por alunos a respeito do tema que usamos para mostrar como fazer delimitação de tema na dissertação. É mais um artigo lá no projeto redação para o Enem e serve como modelo para preparação pro vestibular. Estude e veja as características da prova que vai fazer. Procure conhecer a banca, os critério de correção e as listas de livros que são pedidos para a prova de Português. Veja, então, o modelo de dissertação que hoje trazemos para vocês.

O ódio fruto da crise
O surgimento do neonazismo e do neofascismo é um dos efeitos colaterais mais alarmantes decorrentes da política do capitalismo selvagem que reina no atual mundo globalizado. Desprezar tal ocorrência implica um total desconhecimento dos absurdos propagados pela procura obsessiva do lucro em desconsideração dos fatores sociais.
Com a queda do comunismo, na geopolítica fala-se agora de um mundo multipolarizado, com diversos focos de influência. Em prol desta filosofia, escolhe-se parceiros para a formação de blocos econômicos, visando proporcionar maior prosperidade entre tais países.
Contudo, se na teoria tudo parece caminhar para a felicidade mundial, na prática a realidade é outra. A concentração dos recursos volta-se prioritariamente a implementações tecnológicas, aumentando a concorrência mas eliminando postos de emprego. As políticas nacionais dão incentivos fiscais às empresas, que nem sempre correspondem às expectativas, proporcionando desigualdades económicas ainda maiores, havendo, por outro lado, descaso com os projetos sociais.
Ora, colocado à parte o recrudescimento dos conflitos étnicos na Europa e Oriente Médio, por serem preexistentes à nova ordem mundial, a formação de novos grupos radicais é facilmente justificada por essa conjuntura. Com efeito, o indivíduo desfavorecido em determinada sociedade é mais facilmente suscetível a eleger os "culpados"por sua situação, seja de dificuldades financeiras, de desemprego ou de pobreza. E é exatamente este fenómeno que pode ser reputado o mais nocivo nos dias atuais, não só por ser mortífero, mas também por ressuscitar o fantasma das grandes guerras da primeira metade do século XX.
Portanto, é imprescindível que os políticos do mundo globalizado envidem esforços no sentido de refrear a ânsia capitalista, estimulando o desenvolvimento do indivíduo nacional tanto social como economicamente, através de uma injeção de capital nos setores mais carentes como a educação e a saúde. A mera repressão dos movimentos radicais certamente surte menos efeito do que a criação de novos empregos, objetivo que pode ser alcançado com uma reformulação das políticas tributárias e trabalhistas.

Exemplo de charge sobre Xenofobia


Veja ainda uma charge que você pode usar como texto na coletânea sobre o tema deste artigo.
Observe que ela faz um recorte no tema, ela aborda a questão do programa Mais Médicos do Governo Federal através do qual médicos cubanos vêm ao brasil para completar as vagas deixadas por brasileiros nos hospitais e postos de saúde de comunidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados.
Use sua conta do Google ou OpenID.
Adicione-me no Twitter ou envie-me um e-mail.