A Reforma Ortográfica tem sido assunto recorrente em minhas aulas para o Ensino Médio. Considerando que é um tipo de texto usado muitas vezes nos vestibulares, considero importantes os exercícios de interpretação de charges. Não só pela proximidade da data limite em que todos os livros deverão estar adequados à nova ortografia, mas também pela quantidade de alunos que farão vestibular. Este é também o assunto da charge abaixo.
Vejam como é difícil a vida de professor. |
Nesta imagem temos, de forma simples, representados os dois lados mais interessados nas novas mudanças na ortografia. De um lado, o aluno e sua linguagem característica. Do outro, a figura da professora é emblemática.
Os elementos constitutivos dessa charge nos chamam a atenção para coisas simples e que são objeto de estudo dos teóricos da língua. O jovem usa uma linguagem própria de sua idade. A fala coloquial cheia de gírias traz em si também palavras estrangeiras. Isso demonstra a influência dos outros idiomas no linguajar dos jovens.
Sobre este aspecto, o uso do negrito destaca, a meu ver, a permanência desse tipo de linguajar como predominante.
Já a figura da professora revela uma faceta interessante sobre alguns docentes. O ponto de interrogação sobre sua cabeça, mostra que ela não está entendendo nada do que o jovem diz. Isso mostra o despreparo dela para lidar com uma linguagem própria da idade de seus alunos o que acaba sendo uma barreira dentro das próprias aulas, pois o professor usa uma língua que o aluno não entende. O aluno usa uma língua que o professor não entende.
Aproximar esses dois mundos é tarefa do professor e disso depende o sucesso de seu trabalho.
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